Blog

Certificados digitais em postos: qual a sua utilidade?

Antes de dizer qual é a utilidade de certificados digitais em postos de combustíveis, é preciso explicar como esses documentos eletrônicos funcionam, não é? Na verdade, eles nada mais são do que assinaturas digitais capazes de assegurar que uma determinada transação está sendo conduzida por uma pessoa física ou jurídica. No caso de uma empresa, o documento eletrônico serve para a emissão de notas fiscais eletrônicas, por meio de NF-e ou e-CNPJ. Agora, afinal, para que serve os certificados digitais em postos de combustíveis? Bora saber mais sobre isso?

Combate a fraudes nas bombas de combustíveis!

O método de criptografia do certificado digital pode contribuir muito para o combate às fraudes em bombas medidoras de combustíveis líquidos. Tanto que, em dezembro, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) só irá aprovar bombas medidoras com certificado digital. Mas, afinal, como isso funciona? O que ocorre é que as bombas medidoras têm um componente que faz a medição e um mostrador que apresenta o resultado para o consumidor. O problema é que a maior parte das fraudes pode ocorrer na comunicação entre a medição e a indicação do resultado. O que a certificação proporciona é que o resultado da medição seja assinado digitalmente, constatando que a informação que chega ao indicador é realmente produzida pelo medidor. A cada medição, a bomba terá o volume de combustível criptografado e os dados gerados serão encaminhados automaticamente para um servidor, impossibilitando qualquer tipo de adulteração nos valores.

Confiabilidade na palma da mão!

O sistema permite que o consumidor final confira, por meio de um aplicativo de celular, o volume de combustível colocado no tanque do veículo. Tudo isso em tempo real. Basta chegar ao posto que tenha a bomba com certificado digital e parear o celular com o equipamento. Dessa maneira, o nível de credibilidade nas vendas irá subir de patamar.

Substituição gradual das bombas atuais!

O Inmetro não irá autuar os postos que não possuírem os novos modelos de bombas com certificado digital. Os antigos equipamentos poderão ser substituídos gradualmente, em função do ano de fabricação da bomba, pelo período máximo de 15 anos.

Fiscalização

O Inmetro irá atuar regularmente, fazendo verificações pontuais e atendendo às denúncias de representantes da sociedade, consumidores finais, além da polícia, com quem o Inmetro já realiza fiscalizações em postos de combustíveis por todo o país.

Compartilhe:

Blog

2024 © - Royal FIC - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Um Agência