A pista de abastecimento é o “cartão-postal” do posto de combustíveis, e por esse motivo, tem a obrigação de ser atrativa. É nela onde ficam as bombas de combustível, a fachada e a loja de conveniência, ou seja, é o local onde o cliente tem o primeiro contato com o posto. Podemos dizer que a pista é o palco para você, dono de posto, dar um show de atendimento e vendas.
Mas, para isso, esse espaço precisa estar muito limpo, organizado e preparado para a melhor exposição possível dos produtos.
Aposto que se você estivesse passando por um posto no meio da estrada e se deparasse com uma fachada malconservada, com pintura malfeita, você fugiria, não é? Pois então, não deixe que seu posto cause uma má impressão ao cliente. Trouxemos cinco dicas que podem ser úteis para passar credibilidade e segurança aos clientes.
1) Limpeza e organização
Como já dissemos, cuide da pista de abastecimento da mesma maneira que cuidaria do palco de um artista de um show para milhares de pessoas. Não, não é exagero. É por esse “palco” que irão circular diariamente os clientes e os frentistas. A primeira recomendação é evitar o acúmulo de embalagens e produtos de limpeza nesse espaço. Outra dica é criar um local padronizado para armazenar os itens obrigatórios, como extintor, aferidor, regador, panos de limpeza, etc. Por fim, mantenha conservados as placas e os adesivos obrigatórios.
2) Posto iluminado é posto seguro!
Além de passar mais segurança ao posto, a iluminação é essencial para realçar os produtos colocados nas gôndolas como palhetas, lubrificantes, aditivos, etc. Como seu posto ficará aberto 24h, uma solução para transformar a noite em dia e com economia no consumo de energia é utilizar a luz de LED. Esse tipo de lâmpada é de fácil instalação e manutenção. Além disso, ela tem a mesma dimensão das lâmpadas convencionais, dispensando alterações na estrutura da cobertura da pista.
3) Banheiros limpos: marca registrada do posto
Não existe situação mais desagradável que parar por urgência em um posto de estrada e encontrar um banheiro sujo e malconservado, não é? Os banheiros são a marca registrada de qualquer posto. Se não estão limpos, logo entregam de cara que o posto não tem credibilidade. Portanto, se quiser aumentar suas vendas, invista em deixar os banheiros sempre em perfeita ordem. É imprescindível que esses espaços não tenham vazamentos ou goteiras e que estejam em condições de higiene adequadas com reposição constante de sabonete e papel higiênico.
4) Qualidade visual gera confiança aos clientes!
Quer passar a sensação de confiança aos seus clientes? Então não deixe de investir na qualidade da comunicação visual do posto. Antes de abrir seu posto, elabore um projeto visual e uma identidade em todos os pontos de contato com o cliente como coberturas, totens, testeiras, placas de preços, áreas de abastecimento, pontos de ilha e todo o merchandising da loja de conveniência.
O ponto mais importante da comunicação visual é a fachada. Ela tem de ser obrigatoriamente chamativa, já que o motorista gasta de 3 a 4 segundos para passar com o veículo pelo posto. Placas velhas, divulgação confusa de serviços passam a sensação de relaxo e falta de comprometimento. Por isso, evite que seu posto fique com má reputação e invista para oferecer ao cliente uma experiência de compra agradável.
5) Bandeira branca: comunicação visual deve ser redobrada!
Possui posto bandeira branca? Então, fique atento! A comunicação visual neste caso deve ser redobrada. Isso porque, como o posto não traz uma bandeira conhecida que endosse a qualidade dos serviços e procedência dos produtos, você terá que desenvolver um projeto visual que supra a sensação de desconfiança.