Percebeu que o carro está com vazamento de água em um dos cilindros? Tome cuidado! Esse é um dos sintomas mais claros de que a junta do cabeçote pode estar queimada. Outros sintomas que apontam esse problema são o superaquecimento do motor e a diminuição do líquido de arrefecimento. Se tudo isso estiver ocorrendo, pode ter certeza de que seu carro irá parar de funcionar a qualquer momento. E, caso a peça esteja danificada, faça a troca o quanto antes.
Para que serve a junta do cabeçote?
Talvez você não saiba para que serve a junta do cabeçote, mas ela é uma peça muito importante para o bom funcionamento do veículo. A junta de cabeçote pode ser comparada a um selo entre a cabeça do cilindro do motor e o bloco, fazendo com que todos os gases quentes produzidos durante a combustão, o óleo e o líquido de arrefecimento não se misturem.
Fumaça em excesso e motor fraco? Leve o carro no mecânico!
Se você tem notado fumaça em excesso saindo do escapamento, fique atento! Isso pode ser um sinal de problemas na junta do cabeçote. Caso a fumaça seja branca, não se desespere, pois pode ser só a água em condensação normal.
Agora, se a fumaça for preta e continuar saindo, mesmo depois de o motor esquentar, comece a preparar o bolso. Isso porque o óleo e a água podem estar vazando para a câmara de combustão, sinal claro de junta de cabeçote danificada.
Outro sintoma de que a junta pode ter ido para o “espaço” é a perda de potência do motor. Quando essa peça está queimada, a compressão nos cilindros fica comprometida, o que deixa o motor fraco.
O óleo ficou aguado. Isso também é um sinal de queima da junta?
Infelizmente, sim! Se você tem notado que o óleo na tampa do reservatório tem ficado mais aguado e com a cor mais clara, fique atento. Pode ser um indício de que houve mistura entre o óleo e o líquido de arrefecimento, o que indica problemas na junta do cabeçote que não separou devidamente esses componentes.
Existe algum teste para saber se a junta do cabeçote queimou?
Você sabia que há um testador de vazamento de combustão? A ferramenta é muito útil e ajuda a identificar os gases de escape de líquido de arrefecimento. O teste é simples. Basta colocar o testador no radiador quando este estiver fechado. Logo depois, é preciso inserir um líquido azul. Com o carro ligado, verifique a cor do líquido: se ele ficar amarelo, isso é um sintoma de que a junta do cabeçote queimou.
Fez o teste e detectou o problema? Então, não demore para trocar a peça!
Caso a junta de cabeçote esteja queimada, não hesite em trocá-la. E nada de comprar uma peça recondicionada, pois as chances de ela quebrar rapidamente são bem maiores. Opte por uma peça nova, que deve custar em média de R$ 150 a R$ 400, dependendo do modelo do veículo.
E nada de tentar fazer a troca sozinho! O serviço precisa ser feito por um mecânico especializado. Peças como a junta de cabeçote, se trocadas indevidamente, podem comprometer todo o funcionamento do motor e até fazer com que ele quebre ou pare de funcionar!