Em primeiro lugar, vamos entender o que é octanagem. Gasolina é uma mistura complexa de hidrocarbonetos que, ao entrar em combustão, libera energia para movimentar o motor de um veículo. Como a composição de uma gasolina para outra varia, algumas resistem mais à compressão sofrida dentro da câmara de combustão. À capacidade da gasolina de resistir à queima no interior do motor – em mistura com o ar, ao aumento da pressão e da temperatura – chamamos de octanagem.
Em resumo, octanagem é um índice de resistência de um determinado combustível à detonação. Quanto maior a octanagem, maior a resistência. A gasolina comum e a aditivada têm, em média, 87 octanas, e as gasolinas premium, geralmente, 91 octanas. As gasolinas de alta octanagem são indicadas para os motores sofisticados, de alto desempenho e mais potentes, como os de esportivos de luxo, que podem alcançar velocidade superior a 200 km/h.
Como os automóveis convencionais não têm uma taxa de compressão elevada, então o ganho de potência ao utilizar uma gasolina de alta octanagem não será significativo. Em geral, a gasolina premium pode custar até 30% mais do que a gasolina comum; então, se você tem um carro popular e a potência dele não vai aumentar nem 10%, não há vantagem em optar por uma gasolina diferenciada. Só prejuízo.
Entretanto, alguns modelos 1.0 possuem um sensor que, além de monitorar, também retarda o momento da centelha na vela quando do uso da gasolina de alta octanagem, favorecendo o melhor aproveitamento, pelo motor, da energia gerada. O ideal é consultar o Manual do Proprietário e verificar qual a gasolina indicada pelo fabricante para obter o melhor rendimento.
Agora, se a sua preocupação é com a manutenção, uma alternativa é a gasolina aditivada, que possui vários tipos de detergentes misturados ao combustível que ajudam na preservação da mecânica do motor e proporcionam menor desgaste das peças.
E fica o lembrete: alta octanagem não tem relação com a qualidade do combustível. Este depende exclusivamente do processo de produção e armazenamento e da fórmula específica de cada distribuidor, no caso das aditivadas.
Há mais de duas décadas, a distribuidora ROYAL FIC percorre o Brasil, levando combustível de qualidade para várias regiões do país, com agilidade e excelência nos processos.
CONFIRA, ABAIXO, ALGUNS DOS PRODUTOS COMERCIALIZADOS PELA EMPRESA.
Diminui a formação de depósitos no motor, reduz agentes contaminantes nos lubrificantes e melhora a partida a frio. Para o meio ambiente, diminui a emissão de material particulado e de fumaça branca, devido à redução de enxofre em sua composição.
É utilizado em veículos a diesel, fabricados antes de 2012, com motores de combustão interna e ignição por compressão, como furgões, vans, ônibus e caminhões, e não possui nenhum aditivo.
Menor desgaste do motor e vida útil mais longa do lubrificante, mantendo a eficiência energética do motor.
Melhor desempenho do motor; menor desgaste de peças e baixa emissão de gases poluentes, preservando o meio ambiente.
Combustível obtido da fermentação da cana-de-açúcar, o etanol ajuda na redução do gás carbônico. O tempo de preservação do etanol no tanque combustível, sem perder suas características, depende das condições de armazenagem e temperatura.