Encontrar soluções viáveis para substituir recursos naturais não renováveis é um objetivo perseguido por empresas e governos em todo o mundo. É o caso de produtos como carvão, urânio e petróleo, que, apesar de parecerem abundantes, são finitos. E, a partir deles, inúmeros outros produtos são manufaturados. Ou seja, é vital encontrar alternativas de novas matérias-primas para substituir esses bens tão necessários para a nossa sociedade.
Paralelamente, outra medida de extrema importância é encontrar soluções de pouco – ou nenhum – impacto negativo ao meio ambiente. Nesse sentido, podemos destacar o biodiesel como uma das alternativas seguras. O produto tem sido usado na composição do diesel, contribuindo assim para minimizar a poluição gerada por esse tipo de combustível.
O biodiesel entrou para a matriz energética brasileira em 2004, por meio do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), que sugeria a comercialização voluntária do produto com o diesel fóssil. No ano seguinte, veio a obrigatoriedade, por meio da Lei nº 11.097/2005, que estabeleceu os percentuais da mistura. Em 2017, esse índice foi de 8%, e em 2019 será de 9%.
Quer saber mais sobre o assunto? A equipe da Royal FIC preparou respostas para as perguntas mais comuns, confira!
O QUE É BIODIESEL?
Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por diferentes processos químicos, tais como o craqueamento, a esterificação ou a transesterificação.
QUAIS OS BENEFÍCIOS?
Esse combustível renovável permite a economia de divisas com a importação de petróleo e óleo diesel. Outro benefício é que reduz a poluição ambiental, além de gerar alternativas de empregos em áreas geográficas menos atraentes para outras atividades econômicas, assim como estimular a ampliação das lavouras familiares, contribuindo dessa maneira para promover a inclusão social por meio de novas fontes de renda.
QUAL A ORIGEM?
O biodiesel pode ser encontrado na gordura vegetal ou animal.
QUE VEGETAIS SÃO UTILIZADOS NA PRODUÇÃO DO BIODIESEL?
Podem servir de matéria-prima do biodiesel óleos vegetais oriundos de plantas como mamona, dendê (palma), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso, soja, entre outras.
QUAIS ANIMAIS CONTRIBUEM PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL E DE QUE FORMA ISSO ACONTECE?
Em geral, o boi e o porco são as principais fontes. O sebo bovino é quase sempre produzido por grandes frigoríficos, mas é a gordura suína que compõe a maior parte da matéria-prima para produção de biodiesel animal.