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Entenda o significado das cores da gasolina

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VOCÊ SABE QUAL A COR DA GASOLINA QUE UTILIZA EM SEU VEÍCULO?

APENAS A GASOLINA DO TIPO ADITIVADO TEM TONALIDADES DIFERENTES

Na rotina corrida que vivemos, nem sempre nos damos conta de alguns detalhes importantes. Por exemplo, você sabe qual a cor da gasolina que utiliza em seu carro? Se respondeu incolor a essa pergunta, está bem perto da resposta correta!

Ao sair das refinarias, a gasolina comum é nomeada como tipo “”A””. O certo é que tenha cor bem parecida com a do querosene que utilizamos na limpeza doméstica, ou seja, incolor ou levemente amarelada, variação que pode acontecer em virtude dos processos de refino e da composição química do combustível. É importante dizer que nesse estágio a gasolina não pode ser comercializada diretamente ao consumidor final.

Por determinação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nas distribuidoras, a gasolina tipo “”A”” deve, obrigatoriamente, receber 25% de álcool etílico anidro, composto por cerca de 99,6% de etanol puro. Essa mistura contribui para o aumento da eficiência da gasolina, além de ajudar a diminuir a emissão de poluentes, como o monóxido de carbono.

Ainda assim, permanece sem cor ou com tom amarelado. Nessa etapa, a gasolina ganha a nomenclatura “”C”” e já pode ser vendida nos postos de combustível. Essa coloração, de transparente a amarelada, é igual para todas as marcas de gasolina. A diferenciação começa a acontecer nos tipos aditivados, que ganham detergentes e dispersantes que agem de forma direta nas peças do motor, evitando a formação de carbono no sistema de alimentação do combustível. Consequentemente, impactam de forma positiva o desempenho do veículo.

Para diferenciar os tipos de gasolina, as empresas utilizam corantes, geralmente de tonalidade amarela ou alaranjada. Mas esses recursos são apenas visuais, em nada alteram a qualidade do combustível. Nesse sentido, cada marca escolhe a cor que melhor representa seu produto.

A gasolina comum da Royal FIC é um combustível com baixo teor de enxofre e proporciona aos motores baixa formação de depósitos em válvulas, bicos injetores e na câmara de combustão. Entre as vantagens, apresenta menor desgaste do motor e contribui para vida útil mais longa do lubrificante, mantendo a eficiência energética do motor. Já a gasolina aditivada da Royal FIC promove melhor desempenho do motor, menor desgaste de peças e baixa emissão de gases poluentes, preservando o meio ambiente.

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