Apesar das constantes mudanças apresentadas no comportamento dos consumidores e da variedade de modelos de veículos motor flex que encontramos no mercado, as picapes médias motor a diesel continuam sendo as queridinhas dos compradores. De acordo com dados da consultoria Jato, de janeiro a junho de 2017, 83,7% das picapes médias que saíram das lojas possuem motor diesel.
O motivo é quase sempre mais subjetivo do que econômico. A picape a diesel tem diversas vantagens – preço mais baixo do combustível, menor consumo, maior resistência mecânica e maior aceitação na revenda. Mas existe uma desvantagem importante: o carro a diesel tem um valor bem superior e só depois de alguns anos de uso é que o investimento inicial será compensado, a menos que o dono rode bastante (centenas de quilômetros por dia) ou utilize o veículo para transportar cargas. Mas essa desvantagem parece não importar para os compradores.
A pesquisa constatou que os cinco principais representantes de vendas de picapes médias (Chevrolet S10, Toyota Hilux, Ford Ranger, Mitsubishi L200 Triton e Volkswagen Amarok), venderam, juntos, 46.063 unidades no período de janeiro a junho de 2017, sendo 38.534 unidades (83,7%) com motor a diesel e 7.529 (16,3%) equipadas com motores flex.
A consultoria Jato foi mais a fundo e avaliou o percentual de vendas de cada modelo supracitado. A Mitsubishi L200 Triton foi a marca que mais vendeu veículos a diesel. Das 4.863 picapes vendidas, 4.844 possuem motor a diesel contra apenas 19 unidades com motor flex. Em porcentagem, os números representam 99,6% e 0,4%, respectivamente.
Em segundo lugar aparece a Toyota Hilux. No período de janeiro a junho foram comercializadas 15.897 unidades, sendo 14.219 (89,4%) modelo diesel e 1.678 (10,6%) flex.
A Ford Ranger foi a terceira marca com maior participação em vendas nesse tipo de motor. No mesmo período, foram comercializadas 6.802 unidades desse veículo, sendo 86% com motor a diesel e 14% com motor biocombustível.
Em quarto lugar está a Volkswagen Amarok. Foram 4.701 exemplares e, por estar disponível para vendas apenas no motor 2.0 turbodiesel não há comparação em percentual com motor flex.
Por último aparece a Chevrolet S10. Esse veículo oferece mais configurações com motor flex, por isso apareceu na quinta colocação. Das 13.800 picapes vendidas no acumulado, 8.923 (64,7%) eram diesel e 4.877 (35,3%) eram flex.
Outra preferência dos compradores de picape média observada pela consultoria Jato está na transmissão. A pesquisa constatou que 69,3% das unidades vendidas dos cinco modelos supracitados (31.900 das 46.063) no primeiro semestre deste ano tinham câmbio automático. Esse número só não é maior em relação à participação do manual devido à robustez do câmbio manual, que ainda é a melhor escolha para situações de trabalho e competição, além do preço mais acessível.
Fonte: Quatro Rodas e Jato