Dubai, hoje, é um dos destinos turísticos mais desejados do mundo, mas muito tempo atrás era apenas uma ínfima área de assentamento próxima às margens do Golfo Arábico. Essa região, mantida pela pesca e pela venda de pedras preciosas, foi habitada em sua origem pelo povo turco, seguido pelos mongóis, pelos portugueses e, por fim, pelos britânicos.
Os ingleses ficaram nessa área até o início da década de 1970, quando grande parcela dos reinados se uniu, originando os Emirados Árabes Unidos. Nos dias atuais, Dubai é governada pelo primeiro-ministro e vice-presidente dos Emirados Árabes, o sheik Mohammed Bin Rashid Al Maktoum.
Dubai se desenvolveu muito devido ao dinheiro originado do petróleo, que passou a ser investido na construção de polos industriais como os de biotecnologia, semicondutores e eletrônicos, petroquímica, minérios e metais, entre outros. Nesses parques, é aplicado um marco regulatório determinado, o que favorece os investimentos, a ágil instalação de novas empresas e um retorno de todo o capital investido.
Tempos depois, o governo optou por diversificar as atividades de uma economia dependente, em grande parte, do petróleo, e incrementou o segmento de serviços e de turismo. Foi aí, entre 2004 e 2006, que ocorreu o boom imobiliário. As construções se tornaram rentáveis e a cidade se transformou.
Atualmente, Dubai é conhecida por seus impressionantes megaprojetos. No centro urbano, onde está a capital de negócios dos Emirados Árabes, estão localizados empreendimentos emblemáticos, como o Hotel Burj Al Arab, único 7 estrelas do mundo; o The Palm, arquipélago artificial que pode ser visto até do espaço e que tem, além de casas, áreas comerciais e de entretenimento; o The World, que possui 300 ilhas artificiais; a maior pista coberta de esqui do mundo, entre muitos outros.
Em Dubai também se encontra a maior densidade populacional do país, e sua economia está concentrada em setores diferentes do restante dos Emirados. Hoje, a exploração do petróleo e do gás natural responde por apenas 7% da renda.
ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE DUBAI:
1 – Dubai possui aproximadamente 2,2 milhões de habitantes.
2 – É lá que se encontram o Hotel Burj Al Arab e o Edifício Burj Khalifa, os mais altos do mundo, com algo em torno de 828 metros de altura.
3 – Cerca de 15 milhões de turistas visitam Dubai anualmente, e esse número só aumenta.
4 – A limpeza de todas as janelas do Edifício Burj Khalifa, o mais alto do mundo, leva mais de 4 meses.
5 – A temperatura em Dubai, durante o verão, é em média de 42 graus.
6 – Cerca de 70% das pessoas que moram em Dubai são de outros países.
7 – Estrangeiros não precisam pagar impostos em Dubai.
Fontes: Site Curiosidades e InfoEscola